sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os fanáticos do Paraná


Uma torcida empolgante, de explosão, que arrepia e intimida muito os adversário com gritos enlouquecedores, como: ''A-TLÉ-TICO! A-TLÉ-TICO! A-TLÉ-TICO!...". Talvez a torcida mais temida do Paraná, que bate de frente com a torcida do Coritiba, seu maior rival. No derby entre os dois times, as torcidas se transformam mais ainda e fazem uma bela festa, tornando o clássico num dos maiores do Brasil.

O estádio onde a torcida atleticana realiza as suas festas é a Arena da Baixada, localizado em Curitiba, com capacidade de 28.000 pessoas, porém será ampliado para 41.000 lugares até 2014, em função da Copa do Mundo. O maior público já registrado na Arena foi de 34.600 presentes em um jogo no qual o Furacão foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1, em 2002. Coisa rara de se acontecer pois o Atlético dificilmente é derrotado em casa, o apoio de sua torcida transforma o estádio num caldeirão e joga toda a pressão para o time adversário, o que contribui para tal fato. O Atlético possui uma média de público de cerca 16.000 pagantes no brasileirão 2009, média boa, está entre as 10 melhores do campeonato. Sua torcida é formada por cerca de 1 milhão de pessoas, localizadas quase todas no Sul do país.

A Torcida Os Fanáticos[TOF] foi fundada em 1977 por um grupo de torcedores atleticanos apaixonadospelo time da Arena, para substituir a até então maior torcida organizada do time, que havia se acabado, o Esquadrão da Torcida Atleticana[ETA]. Desde então Os Fanáticos são responsáveis pelas festas mais bonitas do Sul, sempre arrepiando os rivais e fazendo da Arena um grande caldeirão.

Na Libertadores de 2005, o Atlético teve um ótimo retrospecto até a final, e acabou tomando uma goleada do São Paulo, terminando assim como vice-campeão da competição. A torcida do time não deixou de fazer belas festas durante a campanha, segue os vídeos:






A torcida do Atlético também foi a primeira a fazer o tão disputado mosaico no Brasil, apesar de ninguém saber, a torcida do Atlético já fez alguns mosaicos, em que mostravam a bandeira do brasil, o escudo do time ou palavras para incentivar os jogadores.


4 comentários:

Allison French ! disse...

legal o blog !

4 de dezembro de 2009 às 18:32
Unknown disse...

COncerteza a mais temida do sul do Brasil, POR DEUS, PELA PÁTRIA, PELO ATLÉTICO!!

29 de dezembro de 2009 às 15:56
Carlos disse...

E somos a maior do sul do Brasil! Dá-lha Fanáticos!!!

30 de dezembro de 2009 às 15:08
Anônimo disse...

arrepiei

12 de janeiro de 2011 às 19:00

Postar um comentário